terça-feira, 17 de abril de 2012

Principais pragas e doenças

 As doenças e pragas que afetam o pimentão podem comprometer a quantidade e a qualidade da produção, elas podem atingir várias partes da planta (caule, folha, fruto e raízes) e em vários estágios diferentes do desenvolvimento da cultura, causando pequenos ou severos danos, que em último caso podem levar à morte da planta. As principais pragas e doenças do pimentão estão listadas abaixo, com uma pequena descrição de quais efeitos elas causam:

Doenças

Antracnose
Colletotrichum gloeosporioides

Frutos com lesões negras, deprimidas, com anéis concêntricas, com a presença de massas de esporos nos anéis mais claros, centrais.
Oídio
Oidiopsis sicula

Camada fina de cor branca sobre as folhas, em casos graves o limbo foliar pode ser totalmente recoberto e a planta pode parar seu crescimento podendo ocorrer a morte.

Podridão de Sclerotium
Sclerotium rolfsii

Pontuações brancas no colo da planta que se desenvolvem para uma camada branca podendo causar "inchamento do caule". Causa redução no número e tamanho das raízes levando a dificuldades na absorção de água e nutrientes ocasionando murcha e morte.
 
 Murcha do pimentão
Phytophthora capsici

Afeta a raiz e o colo da planta, pode causar encharcamento de tecidos e tombamento, leva a murcha e morte da planta.

Podridão de Sclerotinia
Sclerotinia sclerotiorum

Plantas apresentam murcha e seca, apresentam micélio branco na região do colo e nas raízes, dificulta capacidade de absorção das plantas.


Mancha bacteriana
Xanthomonas campestris

Manchas de formato irregular em frutos e folhas, pode provocar desfolhamento parcial ou total, frutos podem não se desenvolver.

Murcha bacteriana
Ralstonia solanacearum

Afeta o sistema vascular da planta causando escurecimento do mesmo, causa murcha e posterior morte.

Podridão mole
Erwinia carotovora

Fruto com área macerada, de aspecto mole. A bactéria digere a parede celular e leva ao colapso dos tecidos.

Mosaico do pimentão PVY

Plantas sofrem redução do porte, encrespamento das folhas e áreas verde claras e amareladas constituindo o mosaico nas folhas, pode levar a mal formação de frutos.




Pragas

Lagarta rosca
Agrotis ipsilon

Pode penetrar nos frutos, principalmente os que ficam próximo ao solo, corta as plantas rente ao solo.

Mosca branca
Bemisia sp.

Suga seiva podendo debilitar a planta, pode injetar toxinas ou vírus podendo comprometer a qualidade de frutos e causar problemas em folhas.

Ácaros
Aculops lycopersici e Tetranhicus urticae

Folhas ficam pequenas e tendem a enrolar-se, podem comprometer as gemas de crescimento da planta dependendo da infestação, pode haver perda parcial de floração e queda de frutos pequenos.

Pulgão
Myzus persicae e Aphis gossypii

Danos geralmente pequenos em pimentão, podem causar ligeiro amarelecimento de folhas, sugam seiva, podem transmitir vírus.


53 comentários:

  1. que fugicida devo usar para combater o oídio?
    obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCE DEVE USAR SCORE, A DOSAGEM DEPENDE DA CULTURA




      ATT. RONY
      ENGENHEIRO AGRONOMO

      Excluir
    2. Minha plantação de jilo está com sintomas de fusario
      Q inseticida mas ensinado a ser usado para curar

      Excluir
    3. Minha plantação de jilo está com sintomas de fusario
      Q inseticida mas ensinado a ser usado para curar

      Excluir
  2. Bom dia. Meu irmao ta tendo um problema no plantio dele. Alguns pés de pimentao, esta dando umas manchas parecido queimado e ai ta passando também para os frutos. Ele já pulverizou com malathion e não está tendo bom resultado. Gostaria que nos informasse o nome do remedio pra tentarmos contornar esse problema. Obrigado e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pes de pimtoes ficao sem folha flor e frutos como cuidar

      Excluir
  3. Invés de utilizar fungicida para o controle do oídio se aconselho fazer um teste com o leite de vaca cru, numa diluição de 10 a 20%, sendo 10 litros de leite para 90 de agua, aplicação semanal, se não der resultado faça o uso do agrotóxico...caso tenho bom resultado já diminuirá a necessidade de utilizar agrotóxico para tal controle!

    ResponderExcluir
  4. tenho uma plantação de pimentão e ela esta com uma doença que parece bacteria, é umas manchas por baixo e um pouco por cima tio queimado gostaria de saber o que essar para acabar com a doença.
    desde ja agradeço e aguardo resposta..

    ResponderExcluir
  5. meus pimentões estão com as folhas repolhadas o que fazer ???

    ResponderExcluir
  6. tem algum tipo de fungida natural pra tratar o pulgao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 100 gramas de fumo para 1 litro de água. Deixa curtindo por 48 horas e mistura 100 ml de álcool. Depois pulveriza a planta.

      Excluir
  7. o que devo usar para controlar a bacteria no pimentao?

    ResponderExcluir
  8. O que devo usar para controlar e eliminar os acaros na minha plantação de pimentão?

    ResponderExcluir
  9. Eu to com uma plantação de pimentão q esta ocorrendo uma grande quantidade de podridão. ..conhecida como podridão mole o posso fazer pra evitar esse problema? ??

    ResponderExcluir
  10. E q tipo de adubo é mas recomenda pra uma boa quantidade e tamanho do pimentão. ..agradeço desde ja...

    ResponderExcluir
  11. Olá. Como faço pra combater a murcha bacteriana?

    ResponderExcluir
  12. Minha plantação de pimentão tá tendo uma mancha preta no fundo.
    Que doença é e que devo usar pra combater essa doença?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Minha plantação de pimentão tá tendo uma mancha preta no fundo.
    Que doença é e que devo usar pra combater essa doença?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia.
      Seu problema é a podridão apical, também conhecida como fundo preto. Na verdade isso não é uma doença e sim um distúrbio fisiológico devido à falta de cálcio. Muitas vezes é decorrente de estresse hídrico. Ou desbalanço na adubação nitrogenada, levando a excessivo crescimento vegetativo da planta e, consequentemente, à competição por cálcio entre as folhas e frutos.
      A solução depende da análise desses fatores. Se constatada falha na irrigação, deve-se proceder com a correção da mesma. Se a irrigação estiver de acordo, fazer pulverizações semanais com fonte de cálcio direcionada para folhas e frutos.
      Espero ter ajudado

      Excluir
  14. Minha plantação de pimentão tá tendo uma mancha preta no fundo.
    Que doença é e que devo usar pra combater essa doença?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  15. BOM DIA!!
    MINHA LAVOURA DE PIMENTÃO ESTA COM TALO FICANDO FINO PARECE QUE TEM ALGUMA COISA ROENDO E ACABA QUEBRANDO O QUE PODE SER ??
    E O QUE COMBATE??

    ResponderExcluir
  16. Ola as folhas do meu pimentao e tomateiro estao brancas a d tomate morreu pela 2a vez os pes de pimentao ate o caule esta branco estou achando q vai morrer como o tomateiro o que faço?

    ResponderExcluir
  17. como combater pragas na minha lavoura de pimentão de modo orgânico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode optar pelo MIP, controle biológico, inseticidas a base de Bacilus turingienses, armadilhas luminosas e de feromônio, plantar plantas repelentes de insetos e etc.

      Excluir
  18. Boa noite!
    A minha plantação de pimentão está com as folhas enrugando e amarelando, gostaria que me ajudasse a resolver esse problema, indicando algum inseticida.Lembrando que as plantas estão numa estufa, será que o local pode estar influenciando?
    Desde de já agradeço.

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho uma horta caseira com alguns pés de pimentao que estão apresentando umas manchas marrons e um rrugamento para dentro, parece um apodrecimento. Uma pena não poder carregar uma foto. Somente alguns apresentam a por isso tirei esses, mas não sei o que é ou como tratar. Vcs tem ideia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabricia também cultivo pimentão seu problema certamente será a podridão mole, uma doença bacteriana que pode atingir o fruto e a própria planta, isso pode ocorrer por falta de uma nutrição adequada, por plantas muito adensadas, ou excesso de umidade caso seja esse um dos fatores tente controlar, sempre evite irrigar a parte superior da panta.

      Excluir
  20. Eu tenho uma horta caseira com alguns pés de pimentao que estão apresentando umas manchas marrons e um rrugamento para dentro, parece um apodrecimento. Uma pena não poder carregar uma foto. Somente alguns apresentam a por isso tirei esses, mas não sei o que é ou como tratar. Vcs tem ideia?

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde ! Tenho uma plantação de pimentão , porem entre o talo e o pimentão contem larvas ... Pulverizei com bactericida ( achará) porem o mesmo problema permanece ... O que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  22. Claudineia aparecida ferreira15 de março de 2017 às 10:30

    Bom dia sou claudineia tenho uma plantaçao de pimentao cutivo a vermelho e o amarelo pampa e piponio ,oque esta acontendo que alguns peis de pimentao as folhas esta amarelando oque eu passo para acabar com esse amarelao e tambem esta morrendo alguns peis de pimentao no seu oque eu faço pode me ajudar.eu agradeço por sua atençao obrigado

    ResponderExcluir
  23. Meu pimentão esta dando tipo um mofo debaixo da folha o q pode ser? E ta tipo madurando a folha e caindo o q pode ser? E qual remédio jogar

    ResponderExcluir
  24. Meu pimentão esta dando tipo um mofo debaixo da folha o q pode ser? E ta tipo madurando a folha e caindo o q pode ser? E qual remédio jogar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tecnico em agropecuaria13 de outubro de 2017 às 20:40

      esta muito espalhado pela sua plantação

      Excluir
    2. se for oídio algum produto a base de Benzimidazol
      pode ser tecto sc - Adapar ja ajudou algumas pessoas

      Excluir
  25. Meus pimentões estão com.as folhas meiomeio mucha e ainda com uns negócios brancos como.se fosse um fungo sei lá que produto natural usarei pra tratar os meus pés de pimentão amarelo?

    ResponderExcluir
  26. Bom dia que produto devo usar para o combate da traça,depois de 100 dias no pé a ponto de amadurecer o pimentão apodedrece no talo e ao abrir se encontra uma traça branca em meio ao miolo do sementario dentro do pimentão

    ResponderExcluir
  27. Boa noite tenho plantaçao de pimentao e começou a murcha alguns pés o que posso fazer para combater essa murchadeira

    ResponderExcluir
  28. Tenhi uma plantação de pimentao e ele ta amarelando as folhas o que devo bater? Obrigado

    ResponderExcluir
  29. Olá!o pé pimentão estão enrrolando as folha e estão cheio de formigas.o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  30. Boa noite minha plantação de pimentão está com manchas e depois apodrece o que eu posso fazer

    ResponderExcluir
  31. Meu pimentão ta com manchas tipo ferrugem o quê fazer part acabar com a praga

    ResponderExcluir
  32. Estou com um problema na plantação de pimentão murcha os pés ainda pequeno e morre. O que fazer

    ResponderExcluir
  33. Estou com problema, as folhas do pimentão estão comidas, algumas com barracos, procuro alguns insetos, mas não encontro. Agora, as folhas estão caindo.

    ResponderExcluir
  34. Meus pimentões estão com.as folhas meiomeio mucha e ainda com uns negócios brancos como.se fosse um fungo sei lá que produto natural usarei pra tratar os meus pés de pimentão amarelo

    ResponderExcluir
  35. Boa noite .sou wilci.cultivo pimentao.quero saber qual o melhor veneno para mofo branco.

    ResponderExcluir
  36. Olá! Meus pimentões estão ficando com manchas pretas ainda no pé, começa na parte de baixo do pimentão e vai subindo, mas o pimentão permanece firme. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  37. Olá senhores , meu pimentão está com mosaico do pimentão PVY.
    O que faço pra combater esta praga?

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde. Meu pimentão estar murchando as folhas e abortado as flores. E tem alguns pimentões que estão ficado escuro e não estar crescendo o fruto. O que devo bater? E vai assando o tempo o pé morre ? O que fasso?

    ResponderExcluir
  39. Bom dia meu pimentão tá com pinta preta no fruto

    ResponderExcluir
  40. As minhas plantas de pimentos estão a secar apartir da planta. Qual é a insecidas a aplicar para combater a praga

    ResponderExcluir