terça-feira, 17 de abril de 2012

Principais pragas e doenças

 As doenças e pragas que afetam o pimentão podem comprometer a quantidade e a qualidade da produção, elas podem atingir várias partes da planta (caule, folha, fruto e raízes) e em vários estágios diferentes do desenvolvimento da cultura, causando pequenos ou severos danos, que em último caso podem levar à morte da planta. As principais pragas e doenças do pimentão estão listadas abaixo, com uma pequena descrição de quais efeitos elas causam:

Doenças

Antracnose
Colletotrichum gloeosporioides

Frutos com lesões negras, deprimidas, com anéis concêntricas, com a presença de massas de esporos nos anéis mais claros, centrais.
Oídio
Oidiopsis sicula

Camada fina de cor branca sobre as folhas, em casos graves o limbo foliar pode ser totalmente recoberto e a planta pode parar seu crescimento podendo ocorrer a morte.

Podridão de Sclerotium
Sclerotium rolfsii

Pontuações brancas no colo da planta que se desenvolvem para uma camada branca podendo causar "inchamento do caule". Causa redução no número e tamanho das raízes levando a dificuldades na absorção de água e nutrientes ocasionando murcha e morte.
 
 Murcha do pimentão
Phytophthora capsici

Afeta a raiz e o colo da planta, pode causar encharcamento de tecidos e tombamento, leva a murcha e morte da planta.

Podridão de Sclerotinia
Sclerotinia sclerotiorum

Plantas apresentam murcha e seca, apresentam micélio branco na região do colo e nas raízes, dificulta capacidade de absorção das plantas.


Mancha bacteriana
Xanthomonas campestris

Manchas de formato irregular em frutos e folhas, pode provocar desfolhamento parcial ou total, frutos podem não se desenvolver.

Murcha bacteriana
Ralstonia solanacearum

Afeta o sistema vascular da planta causando escurecimento do mesmo, causa murcha e posterior morte.

Podridão mole
Erwinia carotovora

Fruto com área macerada, de aspecto mole. A bactéria digere a parede celular e leva ao colapso dos tecidos.

Mosaico do pimentão PVY

Plantas sofrem redução do porte, encrespamento das folhas e áreas verde claras e amareladas constituindo o mosaico nas folhas, pode levar a mal formação de frutos.




Pragas

Lagarta rosca
Agrotis ipsilon

Pode penetrar nos frutos, principalmente os que ficam próximo ao solo, corta as plantas rente ao solo.

Mosca branca
Bemisia sp.

Suga seiva podendo debilitar a planta, pode injetar toxinas ou vírus podendo comprometer a qualidade de frutos e causar problemas em folhas.

Ácaros
Aculops lycopersici e Tetranhicus urticae

Folhas ficam pequenas e tendem a enrolar-se, podem comprometer as gemas de crescimento da planta dependendo da infestação, pode haver perda parcial de floração e queda de frutos pequenos.

Pulgão
Myzus persicae e Aphis gossypii

Danos geralmente pequenos em pimentão, podem causar ligeiro amarelecimento de folhas, sugam seiva, podem transmitir vírus.


8 comentários:

  1. que fugicida devo usar para combater o oídio?
    obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCE DEVE USAR SCORE, A DOSAGEM DEPENDE DA CULTURA




      ATT. RONY
      ENGENHEIRO AGRONOMO

      Excluir
  2. Bom dia. Meu irmao ta tendo um problema no plantio dele. Alguns pés de pimentao, esta dando umas manchas parecido queimado e ai ta passando também para os frutos. Ele já pulverizou com malathion e não está tendo bom resultado. Gostaria que nos informasse o nome do remedio pra tentarmos contornar esse problema. Obrigado e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  3. Invés de utilizar fungicida para o controle do oídio se aconselho fazer um teste com o leite de vaca cru, numa diluição de 10 a 20%, sendo 10 litros de leite para 90 de agua, aplicação semanal, se não der resultado faça o uso do agrotóxico...caso tenho bom resultado já diminuirá a necessidade de utilizar agrotóxico para tal controle!

    ResponderExcluir
  4. tenho uma plantação de pimentão e ela esta com uma doença que parece bacteria, é umas manchas por baixo e um pouco por cima tio queimado gostaria de saber o que essar para acabar com a doença.
    desde ja agradeço e aguardo resposta..

    ResponderExcluir
  5. meus pimentões estão com as folhas repolhadas o que fazer ???

    ResponderExcluir
  6. tem algum tipo de fungida natural pra tratar o pulgao?

    ResponderExcluir