domingo, 15 de abril de 2012

A Cultura do Pimentão



Com o nome cientifico Capsicum annuum L. e de origem tropical (America Latina), o pimentão destaca-se entre as solanáceas pelo seu consumo e importância econômica no Brasil e no exterior, principalmente nos Estados Unidos, México, Itália, Japão e Índia (M.A.G. da Silva et al.).

O cultivo de pimentões é uma atividade significativa para o setor agrícola brasileiro, sendo responsável anualmente por cerca de 13.000 ha de área cultivada, com a produção de aproximadamente 280.000 toneladas de frutos. O pimentão figura entre as dez hortaliças mais importantes do Brasil. A produção de pimentão existe em todos os estados da federação, mas concentra-se nos estados de São Paulo e Minas gerais que plantam, em conjunto, aproximadamente 5.000 ha, com considerável produção de 120 mil toneladas. Somente o mercado nacional de sementes de pimentão movimenta US$ 1,5 milhão (Ribeiro, C. S. C.).

O pimentão (Capsicum annuum L.) é uma das espécies mais indicadas para o cultivo protegido, pois este sistema propicia grande produtividade, melhor qualidade dos frutos, cultivo durante o ano todo e em locais onde as condições climáticas são limitantes (Scivittaro et al., 1999; Lúcio et al., 2004, 2006; Fontes et al., 2005b).

São plantas arbustivas, semiperene, mas cultivadas como planta anual. Apresentam folhas de coloração verde-escura e com formato oval-lanceolado. Os frutos são do tipo baga, com formato que varia de cúbico a piramidal. 

Taxonomia

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Solanales
Família: Solanaceae
Gênero: Capsicum
Espécie: C. annum

2 comentários:

  1. Olá galera, gostaria de saber como faço para entrar em contato com vcs?

    ResponderExcluir
  2. Olá galera,

    Meu nome é Thiago,

    Tenho um plantio de 4 mil pés de pimentão amarelo em cultivo protegido com fertirrigação por gotejo e solo protegido com lona.
    Gostaria de saber se vcs tem algum material que possa me auxiliar em td proscesso? Ex: Video, Apostila e etc.. Pois é meu primeiro plantio e tenho pouca experincia.
    Desde já muito obrigado!!

    ResponderExcluir