domingo, 15 de abril de 2012

Informações sobre a implantação e condução da cultura

O pimentão foi plantado em uma estufa plástica juntamente com outras culturas, cada grupo de alunos ficou responsável por acompanhar uma dessas culturas, sendo que milho (plantado dentro e fora da estufa) e alface (plantado dentro e fora da estufa) são de responsabilidade de todos os grupos, o milho será plantado na mesma data que as outras culturas e o alface será plantado depois. Abaixo segue um croqui destacando as posições de cada cultura dentro da estufa e o número total de linhas, mostrando os números das linhas pertencentes a cada cultura.


Vamos trabalhar com duas variedades de pimentão: Amarelo Matador e Vermelho Salvador, que serão distribuídas em 4 linhas, com 12 plantas por linha, totalizando 48 plantas, de acordo com a figura à direita. 

Outras informações relativas a implantação da cultura:

• Semeadura em bandeja de isopor dia 10/02/2012.
• Transplantio realizado dia 14/03/2012.
• Aplicação de calcário e matéria orgânica em área total.
• Quantidade total de adubo que será aplicado:
   715 kg/ha de Sulfato de Amônio
   3335 kg/ha de Superfosfato Simples
   135 kg/ha de Cloreto de Potássio
  Sendo 20% do Sulfato de amônio, 10% do Cloreto de Potássio e 100% do Superfosfato Simples aplicado no plantio, o restante será aplicado em cobertura, parceladamente, através de fertirrigação.
A irrigação será feita por gotejamento.

A planta de pimentão tem como característica produzir um par de hastes através de bifurcação, o ramo principal se bifurca e dá origem a duas hastes, essas duas hastes se bifurcam e cada uma dá origem a mais duas hastes, e assim sucessivamente, sendo que em cada bifurcação se desenvolverá um fruto. Dependendo do sistema de condução que for adotado você pode remover ou não algumas destas hastes para se produzir frutos maiores ou em maior quantidade, respectivamente, e também poderá remover o primeiro fruto, que surgirá na primeira bifurcação, com o intuito de avaliar qual a resposta que a planta dará a esse procedimento.

Vamos adotar dois sistemas de condução: em um iremos manter a planta sempre com 4 hastes, no esquema 1 - 2 - 4 - 4 (...) e no outro não iremos remover nenhuma haste, deixando a planta crescer livremente, no esquema 1 - 2 - 4 - 8 - n, como mostrado abaixo:



 Além disso, em duas linhas serão removidos os primeiros frutos e em duas eles serão mantidos. Dessa forma, cada linha de plantio receberá um tipo de condução diferente da outra linha. O tutoramento adotado será "em oito" e, assim como a condução de hastes, será mais discutido à frente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário