segunda-feira, 23 de abril de 2012

Terceira semana - 21/03/2012

Pragas e outras observações

   Após uma semana do transplantio realizado, já foi notado a presença de algumas pragas na cultura, nenhuma causou dano severo, mas devem ser acompanhadas e combatidas, se necessário, para não virem a causar prejuízos. Um total de 15 plantas das 48 apresentaram sinais de ataque por grilos (folhas cortadas, "comidas"), sendo a maioria localizada nas bordas da estufa, notou-se também a presença de vaquinha e mosca-branca, ambas em número abaixo do nível de controle (foi observado uma mosca branca por planta e somente uma vaquinha em toda área cultivada com pimentão) e também o início de sinais e sintomas que sugerem a presença de microácaro (folhas com aspecto murcho e aglomerado branco na parte abaxial da folha). Foi recomendado a aplicação de Daconil na dose de 2 g/L.

Em algumas plantas foi notado um "encarquilhamento" nas folhas, deixando-as com aspecto enrugado, e em outras o ápice da planta apresentava uma leve clorose, mas isso pode ser considerado normal nesse estágio de desenvolvimento da planta visto que ela ainda não apresenta um sistema radicular plenamente desenvolvido e ainda está em fase de estabelecimento no local.


Clorose
Enrugamento
Duas plantas foram replantadas, em uma houve uma espécie de "murchamento", de queda do ápice da planta, e na outra houve um roletamento na base do caule (roletamento do coleto):

Murchamento do ápice
Roletamento do coleto
 Nessa semana também foi feito a verificação das cortinas de plástico laterais, as que estavam ruins foram trocadas e nos locais que estavam sem, foram colocadas novas. Além disso, foram selecionadas 8 plantas que foram denominadas "cativas", duas plantas por linha, essas plantas serão as avaliadas todas as semanas para se obter valores de altura, número de folhas, entrenós, número de flores e frutos, entre outras características, os dados obtidos essa semana seguem abaixo:



A recomendação de irrigação para essa semana é de 6 minutos diários, até dia 28/03, quando será feito uma nova recomendação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário